Nos dias 21 e 22 de março os advogados(as) do escritório Miara-Schuarts, Tomasczeski Advogados (MSTA), da filial localizada em Florianópolis, Dr. Marcio Alexandre Cavenague, Dra. Thaís Hadlich e Dra. Karen Nunes do Nascimento, participaram do evento “O Direito e a Saúde: Repensando a Judicialização”, promovido pelo Hospital SOS Cardio.
A palestra contou com importantes nomes das mais variadas áreas como Médicos, Desembargadores, Juízes, Gestores da ANS, Gestores de Planos de Saúde, Advogados etc., todos centrados nos caminhos para se reverter o quadro crítico do custo assistencial atualmente vivenciado pela saúde suplementar, em razão da Judicialização extremada dos temas voltados à saúde.
Na oportunidade, a cliente Unimed Grande Florianópolis (UGF) se fez presente entre os palestrantes e a Dra. Alessandra Monti Badalotti, Gerente Jurídica da UGF, pôde apresentar o importante projeto firmado via CEJUSC local, cujo objetivo central é a solução de conflitos nas demandas ajuizadas por beneficiários com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), no âmbito do Judiciário Catarinense. A iniciativa, inclusive, recebeu premiação pelo CNJ no ano de 2023, por estar focado em medidas de conciliação, em tempos de judicialização desenfreada no contexto da saúde suplementar.
O evento também contou com a presença do Presidente da UGF, Dr. Jalmir Rogério Aust, que participou de uma mesa redonda em que foram discutidos temas importantes sobre a realidade da saúde suplementar no Brasil, explicitando que a UGF apoia a implementação de ferramentas que possam contribuir para a redução da judicialização e, por conseguinte, ajudar a trazer o reequilíbrio das contas do setor, a exemplo da conciliação e do Natjus.
Os temas debatidos na ocasião proporcionaram diversos esclarecimentos, bem como reflexões necessárias sobre o assunto, reforçando que o escritório MSTA está no caminho certo ao buscar, junto de seus parceiros, soluções adequadas que visam superar as dificuldades decorrentes da crescente judicialização de demandas relacionadas à saúde.
TJSC Decide em Favor da Unimed em Disputa com Sindicato por Reajuste de Plano Coletivo
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) julgou uma apelação envolvendo o Sindicato dos Auxiliares da Administração Escolar da Grande Florianópolis