Pautadas novas discussões políticas acerca do direito à saúde e seus reflexos

A Câmara dos Deputados, em reunião extraordinária ocorrida em 03/05/2023, deliberou diversos temas relativos à saúde, aprovando a realização de audiências públicas para discussão dos seguintes objetos que merecem destaque: 

  • “Aprimoramento na disponibilização dos novos medicamentos incorporados para o câncer de mama pelo SUS.”
  • “No âmbito da Comissão de Saúde, debater ações de promoção de saúde mental a serem realizadas de forma integrada entre os setores de saúde, educação e assistência social”.
  • Debate sobre “a transformação digital na saúde, incluindo o Prontuário Eletrônico abordado no PL nº 5875/2013, com representantes do time de saúde do governo do Reino Unido e do governo do Canadá”.
  • Debate sobre “a alteração da Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde para permitir que as entidades de autogestão ofereçam cobertura em localidade diversa”, com a inclusão dos representantes da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e ABRAMGE (Associação Brasileira de Planos de Saúde).
  • “Situação de pacientes com malformações congênitas fissura labiopalatina, anomalias craniofaciais e as síndromes correlatas à condição de deficiência”.
  • “Saúde Mental em nossa sociedade e seus reflexos na formação das crianças e adolescentes.”

Diante destas movimentações havidas no Poder Legislativo, possíveis atualizações brevemente servirão de comando àqueles que atuam na área.

Nossa equipe de direito médico fica à disposição para maiores esclarecimentos.

Últimos Posts

Receita Federal do Brasil (RFB) publica solução de consulta sobre a cessão temporária de criptomoedas fungíveis como retribuição mensal paga por pessoa jurídica domiciliada no país

Foi publicada Solução de Consulta COSIT nº 184/2024, a qual trata acerca da cessão temporária de criptomoedas fungíveis como retribuição mensal paga por pessoa jurídica domiciliada no país. No caso, foi analisada uma empresa Trader que realiza contrato de Uso e Gozo do bem digital, mediante pagamento de locação mensal em que pode haver o saque para moeda fiduciária ao final ou mantidas em uma carteira de exchange.